Vida: Colaboração ou Competição?

A vida, como natureza e presença cósmica, é energia que flutua em média de colaboração. Assim é nos micros e nos macrocosmos nos quais o planeta também participa. A vida humana não deveria ser diferente em seu contexto. No entanto, não por força da vida, mas do pensar equivocado da cultura de competição, o viver humano é uma experiência de disputa sustentada pela necessidade de vencerem-se uns aos outros, apenas para que haja o mais, o maior ou o melhor. O reconhecimento deveria ser concedido a cada indivíduo pela parte em que sua existência coopera para o todo, porém ela é valorizada por quanto vença ao outro. Quem não participa da disputa, torce por um participante, e sente-se tão vitorioso quanto, quando este derrota seus semelhantes. Jogos, esportes, concorrências comerciais, guerras, tudo é transformado em duelos como única leitura possível de valor, sempre fundamentada na comparação. Durante a minha experiência como humano, isto tem sido o que mais me entristece, porque não me apetece vencer sabendo que para um único ganhar é preciso que outros percam. A minha experiência como humano torna-se cada vez mais alienada e reservada ao convívio de uns poucos, passível a um pertencimento minoritário, em afinidade com aqueles que não se sentem pertencentes a este mundo. Quanto mais nos distanciamos, mais observamos de fora, e quanto mais vemos, mais nos autoexcluímos e somos excluídos por incompatibilidade, fazendo do tempo que resta a viver, uma obrigação a ser cumprida em respeito a uma suposta finalidade cósmica divina que justifique participar da existência na qual não encontramos nenhum sentido. Para nós, o reencontro está nos sistemas colaborativos da Vida, não nos sistemas competitivos do mundo.


Gutto Carrer Lima

Vida: Colaboração ou Competição?


Equilíbrio Dinâmico: 9º Princípio da Ecologia: — "Nenhuma variável chega sozinha a um valor máximo; todas as variáveis flutuam em torno do seu valor ótimo." (Capra, Fritjof ''As Conexões Ocultas - Ciência para uma Vida Sustentável''. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. Cultrix, SP.

Comentários

SOBRE ESTE BLOG:

Este é um espaço destinado às frases, crônicas, poemas e historinhas que não entraram no livro e a novos textos do autor. Escolha o tema pelo Marcador:

Postagens mais visitadas deste blog

Amor por nossos amigos materiais

A que propósito atende DesapEGO - O Livro?

Buscar ou esperar o encontro?

SIGA ESTE BLOG POR E-MAIL: