Sistema anti-sistema

Se eu me colocar a criticar o sistema, encontrarei um motivo de discordância para tudo que compõe nosso sistema geral de vida. Me transformarei num reclamão. Estou chegando àquela fase em que se descobre: reclamar não adianta nada. Podemos até nos distanciar um pouco das idiotices, mas mesmo fugindo de um sistema, despencaremos noutro. Continuaremos de certo modo idiotas, porém, idiotas conscientes, sentindo termos nos libertado de diversas imposições e cobranças, e tristes por sabermos que por mais que escapemos, algum braço do sistema nos agarrará de uma forma ou de outra. O resultado será o ressentimento sem fim. A menos que nos reconciliemos com a impossibilidade de mudar o mundo, ao mesmo tempo em que façamos o máximo para nos adequar sem entregar-se totalmente a ele, encontrando com discernimento um caminho equilibrado para ser autêntico, mas não alienado; integrado, mas não idiota; consciente, mas não destruído pela decepção com a face ruim do mundo. Decepção que nos distancia também dos seus sorrisos e encontros, sem os quais a vida social torna-se insuportável. Não vale a pena desperdiçar vida apenas contestando seus contextos, se junto da consciência das sombras não vier junto uma luz, o que significa parar de reclamar sem nada fazer para transformar.

– Gutto Carrer Lima


Este é um espaço destinado às frases, crônicas e historinhas que não entraram no livro e a novos textos do autor. Escolha um tema pelo "Marcador".

FRASES  |  CRÔNICAS  |  HISTORINHAS  |  POEMAS  |  MÚSICAS  | POESIA |  ERRATAS

Copyright © 2017 Desapego


Comentários

SOBRE ESTE BLOG:

Este é um espaço destinado às frases, crônicas, poemas e historinhas que não entraram no livro e a novos textos do autor. Escolha o tema pelo Marcador:

Postagens mais visitadas deste blog

Não é depressão, é desilusão

Fazer o Bem sem olhar a Quem

Dor: o princípio da Vida

SIGA ESTE BLOG POR E-MAIL: